Partilha posterior ao divorcio

Boa tarde, estou com um caso no escritório, como sou iniciante gostaria de opiniões sobre como proceder, a minha cliente foi casada e posteriormente fez o divórcio consensual, no divórcio não foi feito a partilha de um imóvel que era do casal, alguns anos depois o ex cônjuge pressionou ela para que ela vendesse sua parte do imóvel que custava aproximadamente R$180.000,000, ela acabou cedendo após pressão e ameaça do ex cônjuge e de seus filhos e vendeu sua parte por R$10.000,00, o contrato dessa venda foi feito pela advogada dela, porem foi um contrato extrajudicial, ao qual foi assinado pela ex Advogada da minha cliente pois a mesma é analfabeta, essa advogada tem uma procuração publica, mas na procuração não tem esse poder, algum parente dela falou pra ela que estava errado essa situação toda e agora após o falecimento do seu ex cônjuge a uns meses atras ela decidiu procurar um advogado para ver se poderia fazer a partilha corretamente conforme ela tem direito.

1 - A minha dúvida seria quanto ao ajuizar o processo de partilha se vocês me aconselhariam a citar sobre o contrato extrajudicial ou não?

2 - se deixo para falar se algum dos herdeiros contestar? pois eles tem ciência desse contrato ou se me antecipo falando e falando sobre o contrato ser nulo/anulavel?

3 curtidas

Bom dia!

Eu não citaria o contrato extrajudicial.

Se algum dos herdeiros contestar, você pede a anulação.

3 curtidas

Imóvel nunca foi partilhado no divórcio → o bem ainda é comum e sujeito à partilha.

Venda feita mediante coação e por preço vil → negócio jurídico anulável (art. 138 a 150 do CC).

Advogada assinou com procuração sem poderes específicos → negócio jurídico nulo (art. 661, §1º, CC).

Cliente analfabeta → a formalização da manifestação de vontade exige forma especial (assinatura a rogo, testemunhas, ou escritura pública). Sem isso, o contrato pode ser inválido.