Lucros cessantes - ação de resolução contratual + indenização

Queridos colegas, podem me ajudar?

O caso é o seguinte, o meu cliente contratou uma empresa de engenharia para construir uma casa geminada. O objetivo do meu cliente era alugar o imóvel.

O prazo para entrega do bem era de 180 dias, em caso de abandono da obra o contrato previa possibilidade de rescisão e multa de 15% sob o valor do contrato.

Meu cliente pagou R$65.000,00, a empresa fez apenas a fundação, vigas e baldrames e abandonou a obra em maio desse ano. Uma engenheira visitou a obra e fez um laudo, apontando que a parte da obra feita pelo engenheiro é inutilizável pois foi feita em desacordo com o projeto.

Vou ajuizar uma AÇÃO DE RESOLUÇÃO CONTRATUAL C/C COBRANÇA DE MULTA, RESSARCIMENTO E REPARAÇÃO POR PERDAS E DANOS.

Estou pedindo o ressarcimento total do que foi pago e lucros cessantes, pois o meu cliente não vai conseguir utilizar o que foi feito e vai deixar de lucrar a tempo em razão do atraso.

Entretanto, eu gostaria de pedir uma liminar para declarar a resolução contratual para que o meu cliente possa retirar o que foi feito e começar uma nova construção, mas penso que a empresa requerida pode alegar que não vai restituir o que pagou porque a prova de que parte do serviço feito é inútil foi produzida unilateralmente.

O que vocês acham que devo fazer?

8 curtidas

Acho meio difícil o juiz conceder liminar em um caso que há necessidade de perícia técnica.
Como o seu cliente tem urgência para recomeçar do zero e uma ação ordinária levaria tempo até a fase da perícia, eu estudaria a viabilidade de uma ação de antecipação de provas.

4 curtidas

Colega, faria sim essa ação, incluindo a tutela com fundamento no próprio descumprimento contratual e laudo técnico que confirma que parte da obra foi feita em desacordo, acrescentando a multa se prevista no contrato, multa diária astreinte e indenizações material e moral.

6 curtidas

Então, dai depende, caso o vício seja perceptível para a média das pessoas, concordo com a ação direta.
Digo isso pois já tive uma ação semelhante que o juiz não concedeu a tutela pois o vício não era evidente e não apresentava risco iminente, e da distribuição até a perícia levaram cerca de 1 ano.
Logo, uma ação de produção antecipada de provas costuma demorar uma média de 3 meses para fazer a perícia, dependendo do juiz até menos, por isso sugeri essa ação. Feita a prova, o seu cliente poderá refazer a obra.

4 curtidas

Muito obrigada Dr. Alberto, realmente seria o ideal.

4 curtidas

Muito obrigada Dra.!

3 curtidas

Sim, há vícios perceptíveis e outros não… muito obrigada Dr.!

3 curtidas

Dra Eduarda, bom dia!

Além do que sabiamente os nobres colejas já falaram, também consideraria apresentar uma prova pré-constituída, qual seja, um laudo “simples” emitido por um engenheiro ou empresa de engenharia, informando tecnicamente os vícios e aproximadamente quanto seria gasto para sanar.

Inclusive pediria, fundamentada, um bloqueio cautelar na conta do contratado para garantir o juízo.

Apresentaria uma tutela específica com base em um laudo contratado pelo seu cliente, só para garantir o bloqueio cautelar do valor, após apresentaria a principal.

Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

(…)

Art. 301. A tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bens e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito.

(…)

Art. 305. A petição inicial da ação que visa à prestação de tutela cautelar em caráter antecedente indicará a lide e seu fundamento, a exposição sumária do direito que se objetiva assegurar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

(…)

Art. 308. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado nos mesmos autos em que deduzido o pedido de tutela cautelar, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais.

§ 1º O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar.

4 curtidas

Muito obrigada Dr.! :star_struck:

3 curtidas

Olá Doutora, boa tarde. Eu faço esse tipo de laudo de instrução da exordial. Posso te mandar alguns exemplos de processo onde eu participei como assistente técnico ou mesmo com o perito judicial de casa semelhantes e até mesmo o modelo de um laudo exemplo aí para apresentar a sua cliente e possivelmente me contratar como assistente. Caso queira entrar em contato telefone é 1799776-8899 ou Instagram do escritório wr_engenharia.cat

3 curtidas