Faço parte dessa plataforma e da JusBrasil, e o problema é o mesmo.
Quando o cliente é atendido e perguntamos qual o problema dele, ele já começa a enviar um monte de coisas pelo Whatsapp, prints, áudios e videos sem questionar NADA sobre o valor da consulta para análise dos documentos.
QUando falamos o valor antes de começarem a enviar documentos, eles simplesmente somem.
E quando atendemos para entender o caso e depois falamos o valor da ação, que varia entre R$ 1500 e 2500 ( pequenas causas ), o cliente SOME.
Está quase impossível fechar contrato pelas plataformas.
Alguém na mesma?
Nobre colega, entendo sua frustração, também vivencio momentos semelhantes. Para tentar fechar uma maior quantidade de contratos até ofereço a possibilidade de pagamento apenas no êxito (para ações com alta probabilidade de ganho) porém com percentual de honorários altos, para compensar o não pagamento de entrada. Espero que meu relato possa lhe ajudar de alguma forma, desejo sucesso.
Eu costumo selecionar muito bem antes de usar o crédito e tenho consciência que o público na plataforma são pessoas hipossuficientes, muitos pensam que o atendimento é gratuito.
No Jusbrasil consegui apenas 1 cliente que aceitou pagar honorários iniciais.
Bom dia Nobre Colega, sua dica foi muito válida, o negócio é esperar o êxito mesmo.
Eu já fiz até uma reclamação em face destas plataformas, pois a culpa é delas por não informarem adequadamente seus usuários, colocando palavras que induzem o cliente ao erro. Enfim, estou no começo e infelizmente ainda preciso dessas plataformas até iniciar uma carteira de clientes. Obrigada por responder!
Bom dia Nobre Colega, depois de gastar quase 600 reais em crédito na JusBrasil sem conseguir nenhum contrato, eu finalmente comecei a aprender. Pequenas causas por exemplo estou parando de gastar os créditos pois a grande maioria não quer pagar nem a notifificação extrajudicial, imagine a consulta…Consegui dois contratos de honorários iniciais, e ainda dividido, não consegui nem pagar os créditos que comprei. Mas enfim, infelizmente estou iniciando agora e preciso das plataformas. Obrigada por responder!
Até aparecer um colega que cobra 20%. A vdd é que ninguém quer pagar adv.
O duro é que tem advogados antigos, com nome forte, que cobram baixo (20% no êxito OU de graça na amizade).
Fica muito mais difícil para o iniciante cobrar preços justos.
já vi vários que só cobram no êxito mesmo no Civil, aí é desleal né…
teve um cliente ai onde eu falei pra ele que nao era para mandar aquele monte de áudio sem agendar uma consulta, ai ele foi lá e perguntou se eu estava cobrando “a mais” pois a jusbrasil não cobra nada" gente é só absurdo…como está difícil o inicio da carreira ne gente
nossa de graça é pra quebrar a classe hem…um ou outro ainda vai…
Como falam nos filmes de hoje de graça nem fu*****, meu pai falava pra mim pra cobrar barata é melhor ficar em casa
Passando pelo mesmo. Muitos acham que por ali vão encontrar advogado para atuar de graça. Aconteceu algumas vezes comigo da pessoa passar o dia todo me ocupando pra chegar no final e soltar “obrigado pelas informações mas vou tentar de forma gratuita”, teve outro caso que mencionou na solicitação “quero uma consulta com um advogado” e quando mencionei sobre o valor teve a coragem de falar que achou que era de graça. Acho que a plataforma devia deixar bem especificado lá que NÃO É PARA CONSULTA E/OU TRABALHO GRATUITO. Tenho amigos que fecham contratos por lá, mas é somente na área trabalhista, que recebem somente no êxito, no mais pra mim não tá compensando.
Pois e só no êxito mesmo, eu já fiz uma reclamação no PROCON em face deles porque eles não deixam CLARO para o usuário que não somos advogados gratuitos e torramos os créditos gastando com eles sem 1 centavo de retorno . Não vejo a hora de não depender mais dessas plataformas
Boa tarde, também acontece isso e o que eu faço é cobrar um valor para entrar com ação “exemplo R$ 500,00” e 30% no final da ação, no Juizado Especial da para fazer isso, e nas mais complexas coloco o valor da cosultoria na 1ª parcela e os honorários contratuais faço parcelado. Assim, vejo que esta dando certo.
Existe uma solução para isso. É a plataforma jusbrasil comunicar ou deixar um aviso bem grande que não se trata de espaço para busca de advogado público e que o contato com advogado está sujeito a pagamento de consultas e honorários. 99% das pessoas que enviam demanda acha que o jusbrasil é um canal para tirar dúvida gratuita e isso ocorre por culpa da plataforma. Nós advogados estamos gastando dinheiro para captar clientes e esses clientes estão achando que somos defensores públicos por falta de informação e clareza do jusbrasil.
O que era pra ser algo simples e funcional, na mão do brasileiro vira bagunça!
E como o Dr. bem colocou, basta um aviso para o público de que a plataforma não é a defensoria pública e que eventuais contratos deverão ser de responsabilidade de ambos, assim como os custos.
Ótima sugestão Doutor, colocar uma notificação dizendo que o atendimento, ou resposta, esta sujeito a cobrança de consulta, bem como de honorários no caso de contratação do serviço.
Tipo assim, eles colocam os associados para trabalharem de graça em ações flopadas, tipo obrigação de fazer + dano moral no JEC (pois o cliente é rico e não tem JG), só ganha uma porcentagem do ganho financeiro.
É obvio que não terá indenização para essa causa pelos julgados antigos, então eles não pagam nada para o associado e ficam com moral perante a esse cliente. Quando a coisa for boa, não passará para o associado.
Entendo que o problema aqui é outro, é o usuário que pede consulta ou resolução de caso pensar que os advogados que aceitam atender no JUSMATCH não cobraram honorários pela resposta.
Tem uns que até se ofendem (risos).
eu fiz uma reclamação no PROCON contra eles pois isso é violação ao dever de informação, eles não DEIXAM CLARO que há cobrança de honorários e a grande maioria acha que os advogados são os mesmos da pequenas causas. Isso eu já ouvi várias vezes, é tudo culpa da JUSBRASIL