Pessoal, se valorizem. Ficar dando consulta de graça e tirando “duvidazinha” não vai ajudar. Pensem no todo, enquanto uma parcela dos advogados faz isso, a outra se prejudica. Vamos nos valorizar
Dra., me permita comentar vossa afirmação.
A não ser que a Dra. tenha se posicionado a cerca da relação Advogado x Cliente, onde a “duvidazinha” pode sim ser um prejudicial, onde o Cliente se beneficia da resposta e o Advogado não vê retorno financeiro, puro e simples, concordo que a expertise do Advogado deixou a desejar e sim pode prejudicar a classe. Não traz profissionalismo. Consulta de graça não gera receita. Pode gerar network, mas isso é uma outra conversa…
É uma realidade antiga e difícil de mudar, ainda mais pra quem está iniciando a carreira.
.
Por outro norte, tirar dúvidas entre colegas, já vejo como uma união da classe. Por muitas vezes necessária!
Não vejo alguém se prejudicando neste cenário.
.
Como mencionado, ninguém ensina melhor a advogar do que as adversidades que enfrentamos no dia a dia.
Tenho certeza que nenhum colega comete os mesmo erros de 2…3 anos atrás, mas até lá, muitos vão aprender na prática a transformar o tirar a “duvidazinha” de graça… em contrato.
Dias melhores para a Advocacia!
A ajuda entre os colegas, evidentemente, é muito válida e eu mesmo, nesta plataforma, sou testemunha de mim mesmo, que procuro ser ativo e solícito aos colegas, no que for de minha competência. Entretanto, é de se perceber que um ou outro extrapola o campo do “amigos, preciso tirar uma dúvida pontual sobre…”, para, quase sempre e basicamente, que prestemos uma verdadeira consultoria ao (à) colega.
Concordo Dr.
As vezes eu reluto em trazer alguma situação aqui para obter uma luz, por não querer abusar da boa fé dos Nobres. Primeiramente vou pesquisar e se não acho nada é quando trago aqui.
Mas vai do bom senso também, tanto para quem pergunta quanto para quem disponibiliza seu conhecimento. As parcerias estão aí pra isso.
A faculdade não prepara para o mercado, muito menos as longas horas de estudo para a prova da Ordem… Os recem habilitados sofrem.
Tmj dr. @haydenadvocacia
claro, dr! Me referia à relação advogado/cliente! Quanto ao netwoking e ajuda mútua entre colegas sou super a favor! inclusive tenho uma comunidade no whatsapp exclusiva para isso! A quem quiser entrar:
WhatsApp Group Invite
Entendo sua posição e concordo que é importante valorizar o trabalho jurídico. Realmente, oferecer consultas gratuitas para “clientes espertos” pode desvalorizar a profissão e prejudicar o mercado como um todo. No entanto, quando se trata de colegas advogados que estão com dúvidas, acho que não há problema em ajudá-los, pois isso fortalece a colaboração e o crescimento mútuo dentro da advocacia.
É essencial, sim, que todos nós, advogados, nos valorizemos e reconheçamos o valor do nosso trabalho. Oferecer conhecimento e tempo gratuitamente para quem não aprecia isso pode realmente impactar negativamente o valor percebido da nossa profissão. Portanto, é fundamental encontrar um equilíbrio e sempre lembrar que nossa expertise tem valor.