Quais são aquelas ações menos complexas para advogado em inicio de carreira, conseguir os primeiros honorários de forma rápida (6 meses)?
Dr., sinceramente, uma aposentadoria rural, que o próprio INSS diz quais provas podem ser utilizadas, que entre o pedido, análise e decisão não demoram 3 meses… O próprio INSS indefere por não aceitar as provas.
Complicado né?
Então, pela minha pouca experiência, cada caso é um caso.
Você pode fazer divórcios extrajudiciais, em 3 dias a averbação sai ou pode ir pelo litigioso que pode durar anos (sem exagero).
O Dr. entende onde quero chegar?!
Pelo menos a Advocacia no interior do Maranhão é um pouco limitada a previdenciário e cível (família).
A realidade da minha região é a seguinte: nenhum advogado que tem dinheiro (fama, status, bens, seja o que for…) adveio da advocacia e sim da política!
Quando digo “limitada”, digo: a maior demanda. Isso não significa que outras áreas sejam inexistentes.
Bom dia, as ações trabalhistas e direito do consumidor são a forma mais rápida de retorno no inicio de carreira, mas hoje em dia com as possiblidades que a internet dá muitas outras portas se abrem…
Bom dia a todos e todas!
Aqui em São Paulo na Capital, a trabalhista deu uma queda muito grande e os acordos já não são tantos e nem tão satisfatórios como anos antes da reforma.
Talvez o mais rápido seja mesmo direito do consumidor e divórcios, pensões, entre outros. Boa sorte!!
Eu ouvi muito isso antes de advogar Dr. @reis , mas já não tenho bons processos trabalhistas, no que se refere a tempo de retorno.
As do consumidor estão em andamento, então em breve trago minhas percepções.
Sim Doutor @haydenadvocacia, depende muito da região, mas no geral são as trazem retorno mais imediato, incluindo também as administrativas como bem colocado pela colega Dra. @marciarubia.2014 e pelo Dr. @haydenadvocacia
Bom…para jogo rápido, antes de falar propriamente em ações judiciais, é focar cobrar pelas consultas (me salvou muito, no começo), ações extrajudiciais de divórcio (mamão com açúcar), outros procedimentos extrajudiciais ou administrativos. Jogo rápido, dinheiro na mão e não dependem de processos judiciais. Mas, em se tratando de ações, propriamente dito, arroz e feijão são as ações de fixação de alimentos ou suas revisionais.
Muito obrigado!!! Tem exemplos de procedimentos administrativos para eu colocar na minha “lista de serviços” kkkkk eu só sei fazer diligência de fotocopia, protocolo e tals… Qual tipo de serviço adm o cliente pessoa física precisa?
@vitor.marcheti procedimentos extrajudiciais: inventário, divórcio, registro de imóveis (como adjudicação compulsória), usucapião, elaboração de testamento, consultas e pareceres jurídicos, correspondência jurídica etc.
Em procedimentos administrativos, posso elencar defesa do servidor público perante a comissão disciplinar, atuação em câmara de arbitragem e conciliação, trabalhar como conciliador nos Cejusc (que é um procedimento pré-processual), entre outros.
Na sua região, conciliador do Cejusc recebe $? kkk
Aqui no TJSP pelo o que eu vejo, é funcionários emprestados do TJ (tipo escreventes OU estagiários) e caso alguém de fora queira ser conciliador para contar como pratica jurídica nos concursos, trabalha sem remuneração. Posso estar errado, mas é isso que eu ouvi falar e acabo percebendo
Eu sou de SP, meu amigo… E os conciliadores são remunerados já algum tempo… tanto que em algumas ocasiões em que assisti a algum cliente não beneficiário da JG , teve ele de arcar com os devidos honorários do profissional . A título de informação, há muitos colegas advogados que trabalham com isso.
Vou deixar aqui um link da resolução do TJSP sobre essa questão, incluindo uma tabela de remuneração percebida pelos mediadores.
não sabia disso… mas me diz, e se o conciliador for um escrevente do TJ, ele ganha esse acréscimo e as partes pagam para?
Eu nem sei se pode um escrevente exercer (ainda mais remuneradamente) essa função. Nesse quesito, vou ficar te devendo a resposta.
Acontece aqui na minha cidade
Dr. na elaboração de testamento, o senhor faz no cartório, certo?
A elaboração do testamento não trata de ato privativo da advocacia, ou seja, o advogado não é necessário para a criação do documento.
Desse modo, a contratação é facultativa, cabendo ao testador escolher se deseja ou não ter o auxílio de um advogado.
No cartório, o encargo fica por conta do tabelião, basta comparecer junto a outras duas testemunhas.
O trabalho do advogado precede à elaboração do testamento, especialmente quando o assunto é complexo e quando o cliente tem uma confiança no profissional.
O que se deve ter em mente é que existe o testamento particular (daí a necessidade do advogado, por deter o conhecimento jurídico) e o público (o próprio tabelião o elabora, de acordo com a vontade do testador).
Tem razão @vitor.marcheti Dr.vitor.marcheti
Eu sou conciliadora do Forum João Mendes Junior e nada recebo. Não tenho nem ido mais porque preciso estimular o escritório, mas sou conciliadora desde o plano piloto da conciliação.
Mas @marlondamasceno não precisa de um advogado para assinar, se for feito no cartório?