Ainda é possível advogados ganham o mesmo que juízes trabalhando o mesmo tanto?

Caso hipotético, dois profissionais dedicados e inteligentes, um passou no concurso de juiz e o outro continuou advogando; não vejo como palpável esse advogado ganhar o mesmo tanto, por mais que o conhecimento e esforço sejam iguais.

O que me dizem em termos de remuneração X esforço na advocacia?

4 curtidas

Uma vez durante meu estágio no MPSP, indaguei o PJ “-Dr. com tamanho conhecimento, o senhora estaria rico na advocacia”.

Eu achava que os advogados ganhavam quase sempre o que estava na tabela da OAB, pra mais…

Ele sabiamente me respondeu que as habilidades de um advogado e um concursado são diferentes.

Fui entender melhor o que ele disse após formado e advogando.

4 curtidas

O exercício da magistratura te possibilita estabilidade financeira (pois saberás o quanto irá receber mensalmente), todavia, fora os penduricalhos e a menos que o referido juiz atue, paralelamente, no exercício de outra profissão compatível (tal como magistério), seu excelente vencimento esbarrará (em tese) no teto constitucional (que ainda assim lhe proporcionará uma vida “tranquila” em termos financeiros). Lado outro, o advogado, na qualidade de profissional liberal, não estará limitado a nenhum teto de ganho e tal como o magistrado em comparação, poderá igualmente e paralelamente ao exercício do seu ministério privado, exercer o o magistério, escrever livros e, quiçá, até empreender em um trabalho paralelo correlato à advocacia (dependendo de sua gana e tempo dedicado).

Resumindo: um concursado aprovado para exercer o cargo de juiz (estadual ou federal), sai à frente na largada, pois conta com uma remuneração fixa e alta (para o padrão Brasil). Contudo, a longo prazo (decorrer dos anos), se o novel advogado souber trabalhar e tiver a paciência necessária, poderá superar a renda do colega magistrado.

S.M.J é como opino.

4 curtidas

Compactua de seu entendimento.

4 curtidas

Não tiro uma vírgula de sua opinião Dr.

4 curtidas