Sou jovem advogada e estou começando a atuar no judicial agora, estou com um caso de execução de título extrajudicial referente a dívida condominial, minha cliente é a parte executada, porém não tenho experiência nesta área.
A dívida da minha cliente chega próximo a R$10.000,00, ela não possui nenhum bem em seu nome, tem uma renda mensal de R$ 1.300,00, uma filha menor e um apartamento financiado pela Caixa (programa minha casa minha vida), que faltam muitos anos para quitar - e a dívida condominial é referente a este apartamento.
Já tentei inúmeros contatos para um acordo extrajudicial, mas a parte exequente está irredutível e não aceita os acordos propostos (mesmo considerando juros e correções).
Minha cliente ainda não foi citada, mas já houve despacho para citação - com prazo de 3 dias para pagamento. Ela deseja pagar a dívida, mas não tem condições para pagamento a vista, nem bens para oferecer em penhora.
Quando ela receber a citação, o que posso fazer para tentar uma negociação judicial que minha cliente consiga arcar? Ainda consigo peticionar propondo um pagamento parcelado da dívida? Qual melhor estratégia? Estou perdida com este caso.
Eu faria uma proposta de acordo, de uma forma que a sua cliente conseguisse quitar, demonstrando a impossibilidade de cumprir se for de outra forma, bem como, delineando o interesse em pagar.
Obrigada, Enio! Estou inclinada para essa estratégia mesmo, porém de forma extrajudicial não estão abertos. Então pensei em propor judicialmente comprovando que a cliente não possui condições financeiras, mas que possui interesse em pagar, e apresentando um valor possível para o pagamento.
Já peguei um caso semelhante uma vez. Eu apresentei um embargos à execução alegando excesso de execução. Nos pedidos, pedi a designação de audiência. Consegui um acordo pra minha cliente e tudo terminou bem.