Boa noite, Doutores.
Estou com uma dúvida em um caso de Direito de Família, e essa será minha primeira atuação na área. Meu cliente tem cinco filhos: quatro de relacionamentos anteriores (cada um com uma ex-parceira) e um com sua atual companheira. Três desses filhos possuem processos judiciais de pensão alimentícia, nos quais ele é condenado a pagar R$ 198,00 mensais. O quarto filho, embora não tenha processo, também recebe esse mesmo valor de pensão, pago voluntariamente pelo pai.
A controvérsia envolve um dos filhos cuja mãe alega que ele conseguiu um emprego com carteira assinada, o que teria aumentado a pensão para R$ 300,00 mensais. No entanto, ele nunca teve a carteira assinada e, na época da alegação, estava desempregado, pois havia acabado de sair da prisão. Durante esse período, ele ficou alguns meses sem trabalho, e sua atual companheira foi quem arcou com o pagamento das pensões.
Após o Carnaval, ele conseguiu trabalho como ajudante de pedreiro, recebendo R$ 60,00 por dia, apenas de segunda a sexta-feira, totalizando cerca de R$ 1.200,00 por mês.
Diante dessa situação, como devo proceder?
2 curtidas
Reunir Documentação Comprobatória: Solicite ao cliente toda a documentação relevante, como comprovantes de pagamento das pensões, informações sobre sua renda atual.
-
Atualização das Obrigações de Pensão: Como a renda atual do cliente é limitada (R$ 1.200,00 mensais), é possível pleitear judicialmente a adequação do valor das pensões alimentícias a essa realidade. A Justiça tende a equilibrar o valor das pensões com base no princípio da proporcionalidade entre a necessidade dos filhos e a capacidade financeira do pai.
-
Contestação da Alegação Falsa: Se for relevante, você pode preparar uma contestação bem fundamentada para demonstrar que o mesmo não estava empregado com carteira assinada na época mencionada. Isso pode ajudar a esclarecer a situação perante o juiz e evitar maiores complicações.
-