Caros colegas, bom dia!
Por gentileza, gostaria de uma ajuda:
Estou em fase de cumprimento de sentenca na partilha de bens. Estou pelo réu.
Acontece que o meu cliente esta me exigindo que eu peça ao juiz, inclusive entra com recursos em Instâncias Superiores, para que os cálculos todos sejam realizados por perito.
Não concordo, pois estamos diante de cálculos simples. Partilha de veículos, etc.
Ou seja o meu cliente nao confia nem na minha conferência dos cálculos.
Qual o caminho que os colegas me sugerem?
Estou pensando em renunciar o mandato ou simplesmente peticionar ao juiz de 1º grau (neste caso não temos embasamento jurídico).
Estou pelo réu, e obtive gratuidade de justiça para ele.
Desde já agradeço
Olá colega, eu já tinha renunciado, não esquento a cabeça com esse tipo de cliente.
Obrigada!! Acredito também que este seja o melhor caminho.
Olá Dr.(a), pela minha experiência o cliente só entra na razão quando o assunto é dinheiro, enquanto não afetar o bolso do cidadão ele finge que é surdo. Eu explicaria que o fato de ele ter obtido gratuidade de justiça não impede que ele arque com os custos da perícia, caso seja nomeada e considerada desnecessária pelo juiz. Por uma questão de profissionalismo, explique, com calma e clareza, o processo de cálculo da partilha, demonstrando como ele é feito e quais os critérios utilizados. Mostre que você, como profissional, está apto a realizar os cálculos e garantir a justiça na divisão dos bens.
Se ele ainda estiver batendo cabeça… e insistindo na nomeação de um perito, mesmo após todas as tentativas de diálogo e mediação, você pode considerar a renúncia do mandato.
Formalize a renúncia, protocolando uma petição no processo informando a sua renúncia, justificando-a com a impossibilidade de atender às exigências do cliente e a quebra de confiança na relação advogado-cliente.
Obrigada Dra.!! Tem razão, é um bom caminho!