O que sentem falta da advocacia antiga?

Comecei a advogar em 2022.

Sentem falta do processo físico, ter que ir no fórum protocolar as peças, realizar audiência presencial?

Nessa época era possível cobrar mais $ do cliente e ter um melhor lucro que hoje?

3 curtidas

Bom dia,

Sou advogado a 23 anos, não sinto falta nenhuma dos processos físicos.
Sobre os honorários a cobrança foi se adaptando as atualizações tecnológicas, hoje, posso afirmar, consigo agregar muito mais valor a minha advocacia.

3 curtidas

Disse muito bem dr. @reis - saudosismo apenas pelo saudosismo não dá! Eu ainda não advogava, mas trabalhei numa empresa no departamento jurídico e atuava como preposto, colaborava com os advogados, também era analista numa corregedoria (como funcionário público), tudo na época off line, ainda… dos tempos de andar pra cima e pra baixo com carrinhos de pilhas de processos. De fazer carga física dos autos empoeirados, dos carimbos (carimbões) e das máquinas de escrever e fax…Isso, de fato, não dá saudade.

4 curtidas

Não sinto nenhuma falta e necessidade da forma antiga de advogar. Com a advocacia generativa, com o marketing jurídico, com atualização constante na advocacia online, é muito mais fácil angariar clientes e ganhar ns autoridade do que como antigamente, quando se necessitava ganhar clientes através de indicações de espaço geográfico, da necessidade de ter escritório físico com alto custo operacional, com a necessidade de ter amizade com juízes das localidades onde se advogava, de uma necessidade presencial constante para ser visto, então a advocacia antiga só é boa para quem não se adaptou ao marketing jurídico e à inovação tecnológica, pois o espaço geográfico não existe mais e o tempo deixou de ser um inimigo do advogado atualizado.

2 curtidas

ta lucrando mais que juiz de direito?

ac ho que não consegui te marcar na resposta/pergunta

Muito variável . Eu não estou lucrando mais que um juiz de direito, não. O trabalho anda firme, mas os honorários não chegam nem perto dos salários que eles recebem. A rotina jurídica é desafiadora, mas também depende muito do mercado e do tipo de caso que se pega.

1 curtida