Vamos compartilhar formas de melhorar a saúde mental além da terapia, Indiquem livros, filmes, lugares/cidades/viagens, formas de melhorar o bem estar emocional, aliviar o stress.
Excesso de trabalho, a pressão rotineira, frustrações acumuladas, prazos, honorários.,desrespeito às prerrogativas profissionais, desvalorização e disputas.
OAB Paraná tem convênio com a plataforma Psicologia Viva, permite o agendamento de sessões de psicoterapia com mais de três mil psicólogos do Brasil. Whats +55 31 8105-0290.
Tema de grande relevância Dra. @aquelissandra
Fui diagnosticado em 2018 com Síndrome de Burnout devido ao excesso de trabalho.
Principalmente na área trabalhista, onde os prazos para recursos são curtíssimos se comparados aos outros ramos do direito. Dia e noite trabalhando, finais de semana e feriados. Sem lazer, sem férias, sem tempo para mim e para a família.
Por orientação médica fui obrigado a atuar em outras áreas, pois estava num nível elevado de esgotamento mental.
Mas isso se deu em decorrência de que, aqui onde advogo, em Porto Velho/RO, teve a construção, em 2010/2011 de 02 usinas hidrelétricas, a Santo Antônio Energia e a de Jirau, e com o acumulo de ações, principalmente ações acidentárias, acabei sendo acometido.
Outro ponto, é que sou (IN) felizmente extremamente detalhista nas minhas ações, o que eleva o estress a um nível maior, considerando que, o advogado deve ter credibilidade no Judiciário tb, pois quando o juiz recebe uma inicial, a primeira coisa que ele faz é ver quem é o advogado. Se o profissional é daqueles que trabalha com ética, ou daqueles que fazem meia boca. Digo isso pois meu primo é Juiz de Direito aqui na Comarca, e tem o mesmo nome e sobrenome que o meu. E ele me diz que realmente isso é analisado pelos magistrados.
Mas esse perfil está no meu sangue, não consigo trabalhar de outra forma.
Vou deixar aqui uma regra que passei a aplicar após o acometimento da Burnout, e que me rendeu muito, mas muito mais da forma que atuava antes: A REGRA DOS 90%.
Hoje pra mim MENOS É MAIS. E não digo isso pelos 22 anos de advocacia que tenho, pois quero mais 25 anos de advocacia pela frente. Mas sim porque descobri que nesse caminhar não adianta você ter 30 ações, e dessas, ter êxito em 3 ou 4!
Hoje recebo clientes, cobro a consulta, faço a análise do caso e dos documentos, e se, no meu raciocínio jurídico, com a análise da legislação e jurisprudência não fechar os 90% de possível sucesso na ação (sem garantia de resultado), não pego a ação.
Dessa forma consegui economizar tempo e energia, pois sei que as ações que cumpre a regra dos 90% vão me dar resultado. Menos é mais!
Para os iniciantes na carreira e demais colegas, desejo sucesso, porem, a saúde mental em primeiro lugar.
Parabéns pelo tema Dra.
Eu comprei uma bicicleta! É legal acompanhar os eventos da região. Passar a manhã de domingo tendo raiva de outra coisa que não seja a advocacia! hahaha
Isso aí Dr. @enioorlando - temos que buscar sempre conhecimentos em outras áreas tb. Isso ajuda e muito.
Sempre estou buscando fazer uma gambiarra aqui e ali pra distração kkkkkkk (como meu sobrinho diz, que sou o Rei das Gambiarras)
Dra. @jeiubessi entre em contato pelo whatsapp 51 3287-7490 Atendimento da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul. Braço assistencial do Sistema OAB/RS, a CAA/RS promove saúde e bem estar da Advocacia gaúcha.Certamente será orientada.