Recusam clientes?

Me apareceu um cliente com um caso fora da minha área de atuação e logo pensei, vou gastar mais tempo do que o normal para fazer essa ação, depois vi que era um cliente implicante e que dava problema, inclusive estava inadimplente com outras pessoas inclusive o próprio conselho de classe em que trabalha; logo pensei, esse irá me dar mais trabalho que o normal.
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Será o tipo de cliente que poderá procurar a OAB achando que estou cobrando abusivamente dele ou se eu perder o processo vai achar que fui incompetente, pois a causa dele em sua cabeça é “ganha”.
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De fato tem viabilidade a ação dele, o valor possível de condenação será uns 5 mil reais; mas acho que não compensa a dor de cabeça.
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Não sei como dispenso, se apenas falo não ou já cobro uma consulta cara $ para analise de documentos + um valor inicial para ele recusar o serviço e caso realmente aceite, que compensa o estresse.
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O que fariam? Tem experienciais parecidas?

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Dr., lidar com gente não é uma tarefa fácil, a gente nunca sabe qual a reação do outro.
Mas para ajudar em seu problema, eu costumo analisar da seguinte forma:
Causa fora da minha área de atuação:
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Consigo fazer? Cobro meus honorários normalmente e deixo bem claro pro cliente das condições da ação (tempo que levará, custos e principalmente dos riscos).
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Não dou conta de fazer / Acredito que não vale a pena fazer (N’s motivos) / Prevejo problemas com o cliente? Seja sincero, diga que o objeto da ação não é de sua área de atuação, mas que pode indicar algum colega da área e assim o Dr. fecha uma parceria. (sem dar detalhes ou justificativas)
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Eu lido dessa maneira, assim não ganho mais cabelos brancos e posso fechar uma porcentagem por indicação a um colega.

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já deixa avisado para o colega que o cliente é “zika”? kk

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Ah, claro! Essa cortesia precisa existir. Nesse caso, é até bom fechar primeiro com o colega e só depois repassar pro cliente.

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Eu concordo com a sugestão do dr e nobre colega, mas se não for minha área e já sei que o cliente é “Zika” sinceramente prefiro ter paz!:grin:

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