Recusam clientes?

Me apareceu um cliente com um caso fora da minha área de atuação e logo pensei, vou gastar mais tempo do que o normal para fazer essa ação, depois vi que era um cliente implicante e que dava problema, inclusive estava inadimplente com outras pessoas inclusive o próprio conselho de classe em que trabalha; logo pensei, esse irá me dar mais trabalho que o normal.
.
Será o tipo de cliente que poderá procurar a OAB achando que estou cobrando abusivamente dele ou se eu perder o processo vai achar que fui incompetente, pois a causa dele em sua cabeça é “ganha”.
.
De fato tem viabilidade a ação dele, o valor possível de condenação será uns 5 mil reais; mas acho que não compensa a dor de cabeça.
.
Não sei como dispenso, se apenas falo não ou já cobro uma consulta cara $ para analise de documentos + um valor inicial para ele recusar o serviço e caso realmente aceite, que compensa o estresse.
.
O que fariam? Tem experienciais parecidas?

2 curtidas

Dr., lidar com gente não é uma tarefa fácil, a gente nunca sabe qual a reação do outro.
Mas para ajudar em seu problema, eu costumo analisar da seguinte forma:
Causa fora da minha área de atuação:
.
Consigo fazer? Cobro meus honorários normalmente e deixo bem claro pro cliente das condições da ação (tempo que levará, custos e principalmente dos riscos).
.
Não dou conta de fazer / Acredito que não vale a pena fazer (N’s motivos) / Prevejo problemas com o cliente? Seja sincero, diga que o objeto da ação não é de sua área de atuação, mas que pode indicar algum colega da área e assim o Dr. fecha uma parceria. (sem dar detalhes ou justificativas)
.
Eu lido dessa maneira, assim não ganho mais cabelos brancos e posso fechar uma porcentagem por indicação a um colega.

2 curtidas

já deixa avisado para o colega que o cliente é “zika”? kk

2 curtidas

Ah, claro! Essa cortesia precisa existir. Nesse caso, é até bom fechar primeiro com o colega e só depois repassar pro cliente.

1 curtida

Eu concordo com a sugestão do dr e nobre colega, mas se não for minha área e já sei que o cliente é “Zika” sinceramente prefiro ter paz!:grin:

2 curtidas

Caro colega, diante da situação apresentada, é compreensível a sua preocupação em lidar com um cliente que pode vir a causar problemas e demandar mais tempo do que o habitual. É importante considerar a viabilidade da ação proposta pelo cliente, bem como o valor possível de condenação, que, pelo que foi mencionado, seria de aproximadamente 5 mil reais.

No entanto, é fundamental lembrar que a advocacia é uma profissão pautada pela ética e pela responsabilidade, e que a relação entre advogado e cliente deve ser pautada na confiança e na transparência. Nesse sentido, é importante comunicar de forma clara e objetiva ao cliente sobre a viabilidade da ação e os possíveis desdobramentos do processo.

Quanto à forma de dispensar o cliente, é recomendável que seja feita de maneira profissional e respeitosa. Uma opção seria explicar ao cliente, de forma honesta, que, devido à complexidade e ao potencial de conflitos do caso, você não se sente confortável em assumir a representação. Caso opte por cobrar uma consulta para análise dos documentos, é importante que o valor cobrado seja justo e proporcional ao serviço prestado.

É válido ressaltar que, como profissional do direito, é seu dever zelar pela qualidade do serviço prestado e pela reputação da sua atuação profissional. Portanto, é essencial agir com ética e responsabilidade ao lidar com situações desafiadoras como essa. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, estou à disposição para auxiliá-lo.

2 curtidas