Preciso da autorização do meu cônjuge para me divorciar?

:loudspeaker: Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:

Título: Preciso da autorização do meu cônjuge para me divorciar?

Essa é uma das dúvidas mais comuns no Direito de Família — e a resposta pode te surpreender.

A verdade é que você não precisa da autorização do seu cônjuge para se divorciar.

Sim, é isso mesmo.

Por que muitas pessoas ainda acreditam nisso?

É muito comum que pessoas permaneçam em um casamento infeliz por anos acreditando que dependem da vontade do outro para se divorciar.

Essa ideia vem de um passado em que o divórcio era mais burocrático e exigia mais formalidades. Além disso, fatores emocionais e a falta de informação jurídica contribuem para manter esse mito vivo.

O que diz a lei atualmente?

Hoje, o divórcio é um direito potestativo.

Isso significa que basta a vontade de uma das partes para que o divórcio aconteça.

Ou seja, mesmo que o outro cônjuge não concorde, não assine ou até tente dificultar o processo, ainda assim é possível dar entrada no divórcio judicialmente.

E como funciona na prática?

Existem duas formas principais de divórcio:

Divórcio consensual

Quando há acordo entre as partes sobre todos os pontos, como:

Partilha de bens

Guarda dos filhos

Pensão alimentícia

Nesse caso, o processo é mais rápido e simples.

Divórcio litigioso

Quando não há acordo entre as partes.

Aqui, o processo pode envolver discussões sobre:

Bens

Filhos

Pensão

Mesmo assim, é importante reforçar: o divórcio em si não depende da concordância do outro.

Por que não esperar a decisão do outro pode ser importante?

Muitas pessoas acabam adiando uma decisão importante por medo, insegurança ou falta de informação.

Mas permanecer em uma situação que não faz mais sentido pode trazer consequências emocionais, financeiras e até familiares.

Buscar orientação jurídica é o primeiro passo para entender suas opções e tomar uma decisão com segurança.

Conclusão

Se você está em um casamento que não faz mais sentido, saiba que você não está preso(a) à vontade do outro.

O divórcio é um direito seu — e pode ser exercido independentemente da concordância do seu cônjuge.

Precisa de orientação?

Cada caso tem suas particularidades.

Se você deseja entender melhor como funciona o divórcio no seu caso específico, procure orientação profissional para avaliar a melhor forma de resolver sua situação com segurança.

O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!

Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.

Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!

2 curtidas