Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:
Título: Posso mudar de cidade com meu filho sem o consentimento do outro genitor?
Categoria: Direito de Família
A mudança de cidade com um filho menor de idade é uma decisão que impacta diretamente a convivência familiar e, por isso, costuma gerar dúvidas e conflitos entre os pais. A questão central é: um dos genitores pode mudar de cidade com a criança sem o consentimento do outro? A resposta, na maioria dos casos, é não. Isso porque decisões que alteram de maneira significativa a rotina, o convívio e a estrutura de cuidados do menor devem ser tomadas de forma conjunta ou, quando não houver acordo, submetidas ao Poder Judiciário.
A legislação brasileira, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Civil, estabelece que ambos os pais devem participar das decisões relevantes da vida do filho. A mudança de domicílio que dificulte ou inviabilize o regime de convivência previamente estabelecido é considerada uma alteração significativa, e a realização dessa mudança de forma unilateral pode ser interpretada como conduta abusiva, podendo até configurar indícios de alienação parental.
Quando o responsável pretende mudar de cidade por motivos de trabalho, estudo, segurança ou outras circunstâncias justificáveis, o ideal é buscar diálogo e tentar um acordo formal com o outro genitor. Caso não seja possível, o caminho adequado é ingressar com um pedido judicial de autorização de mudança, onde serão analisadas as razões apresentadas, o impacto na rotina da criança, a possibilidade de manutenção da convivência com o outro genitor e o que melhor atende ao interesse do menor.
Se a mudança for realizada sem consentimento ou autorização judicial, o genitor que permanece na cidade pode solicitar medidas urgentes, como o retorno da criança, revisão da guarda e até responsabilização do outro responsável. Nesses casos, a Justiça costuma agir rapidamente, uma vez que a ruptura repentina da convivência pode causar prejuízos emocionais ao menor.
Antes de tomar qualquer decisão que envolva deslocamento permanente da criança, é fundamental buscar orientação jurídica. Um advogado especializado poderá avaliar a situação, preparar o pedido adequado, orientar sobre provas necessárias e evitar riscos de conflitos judiciais ou acusações de alienação parental.
Rodrigo Santos
oab/sp n. 527.819
O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!
Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.
Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!