Como sollicitar seu benefício por invalidez

:loudspeaker: Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:

Título: Novo Post

Para solicitar um benefício por incapacidade previsto na Lei nº 8.213/1991, siga estes passos:

1. Verifique os requisitos:
  • Qualidade de Segurado: verifique se você está na qualidade de segurado do INSS.

• Incapacidade: comprove que está incapaz para exercer o seu trabalho, por meio de laudos médicos.

• Carência: verifique se o benefício almejado exige um número mínimo de contribuições para poder ter direito.

1. Agende a perícia médica:
  • Agendamento: faça o agendamento da perícia médica pelo portal Meu INSS, aplicativo ou pelo telefone 135.
  1. Prepare a documentação:
  • Documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência.

• Laudos médicos: relatórios e exames que comprovem a incapacidade.

• Documentos de contribuição: comprovantes de tempo de contribuição e carteira de trabalho.

1. Perícia médica:
  • Compareça no dia com pelo menos 25 minutos de antecedência da hora agendada, levando um documento de identificação com foto e toda documentação médica relacionada a doença/lesão.
  1. Acompanhe o andamento:
  • Resultado: acompanhe o andamento do pedido pelo Meu INSS e receba o resultado da perícia.

Recurso:

• Se o benefício for negado, você pode interpor recurso administrativo no prazo de 30 dias.

Consulte um advogado especializado em direito previdenciário para garantir que todos os passos sejam cumpridos corretamente.

O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!

Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.

Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!

1 curtida