Boa noite, colegas.
Estou trabalhando em um inventário de imóvel rural e gostaria de discutir uma questão com vocês.
No cálculo do ITCMD, estou considerando utilizar o Valor da Terra Nua (VTN) em vez do valor de mercado do imóvel. O VTN é o valor do terreno sem benfeitorias e leva em conta a aptidão agrícola, a qualidade do solo e a localização, entre outros fatores.
O imóvel em questão possui diferentes tipos de uso do solo: plantio, pastagem, reserva legal, e trechos com lagoas. Cada uma dessas áreas tem um valor específico dentro do VTN, que, em princípio, reflete o uso e as características de cada parte do terreno.
Verifiquei também que existe uma tabela nacional para o cálculo do VTN, e estou considerando aplicá-la ao inventário. Acredito que isso poderia fornecer uma base mais objetiva e padronizada para a avaliação.
Minha pergunta é: alguém aqui já utilizou o VTN, com base na tabela nacional, para fins de cálculo de ITCMD em inventários de imóveis rurais? Gostaria de saber se tiveram bons resultados e se encontraram algum desafio específico na aplicação dessa metodologia.