Aos tributaristas... como foi o começo?

Olá! Estou no início da minha advocacia e me identifico muito com a área tributária. Gostaria de saber um pouco sobre como vocês deram um “start” nesse ramo do direito, e se tiveram retornos positivos no começo.

13 curtidas

A Dra. “tirou as palavras da minha boca”.
Viver e trabahar no interior do MA e poder ir além de Previdenciário. :clap:t3:

6 curtidas

Dra.
eu iniciei meus estudos em Direito Tributário logo após passar na prova da OAB, pois fiz a segunda fase em Dir. do Trabalho. Trabalhei um tempo fora da advocacia e concomitantemente finalizei minha pós graduação na área, contudo, sentia bastante insegurança em atuar sozinho, tinha a sensação que tinha muito conteúdo mas precisava conhecer a prática. Assim comecei a procurar vagas em escritórios já consolidados na área tributária e em pouco tempo de vivência em escritório você já começa a se sentir capaz de realizar suas próprias ações.
A gama de atuação é bastante extensa e pode ser conciliada com outras, indicaria iniciar com execuções fiscais de IPTU ou prestar consultorias a pequenas empresas, já é uma boa forma de aprendizado

10 curtidas

Acredito que pras cidades do interior, como a minha, a área tributária não tenha tanto retorno. Aparece coisa ou outra, mas coisas bem pequenas. Se vocês gostam dessa área sigam o professor Rafael Novais, ele é excelente.

7 curtidas

Olá, me peguei minha vermelinha em abril/2023, e felizmente consegui bastante cliente, todos pessoas físicas, então estou neste limbo de 30%, em 04/09/2023, tive minha primeira procedência, estava todo feliz, e a Fazenda Nacional interpôs Embargos de Declaração, agora é aguardar os próximos capitulos!
Estou confiante, é uma área que carece de profissionais em minha região (Sul do ES) onde no máximo devem haver uns 5 profissionais especialista em Tributário! Desejo sucessos, não podemos perder a Esperança.

9 curtidas

Percebo que na área tributária poucos advogados individuais mantém um ritmo bom/excelente na captação de clientes. Poucos escritórios acabam dominando a área.

8 curtidas

Realmente são poucos mesmo Dr, principalmente em cidade pequena, pois a demanda é pouca.

6 curtidas

Trabalho nesta área a mais de 20 anos, tenho uma boa carteira, mas, a meu ver nesta área, você não pode esperar o cliente te procurar, principalmente quando se fala de empresas, penso que deve se buscar um network base e hoje, muito mais fácil do que quando comecei, usar a tecnologia de informação a seu favor.
Envolva-se com o CDL de sua região, vá as comissões da OAB, participe de eventos gratuito e pagos, quando possível, estabeleça parcerias e foque em um nicho de mercado, pois com o aumento de acesso a informação os generalistas estão fadados ao limbo jurídico.
Pensem, hoje vc podem fazer um curso certificado de HARVARD pela internet…
Por isso eu digo busquem o cliente e abram o mercado, se especializem, ajudem as empresas a crescer, são sementes que podem germinar em futuros bons honorários.

Sds,

HAMILTON REIS
@reis

10 curtidas

Talvez você possa estar olhando para o lugar errado. É verdade que cidades do interior costumam ter um giro de capital menor do que em cidades grandes, mas isto vale mais para o comércio local, que é composto por pequenas empresas. Se sua cidade é pequena, tenho quase como certo que deva ter várias fazendas nos arredores. Uma área pouco explorada, mas muito rentável, é direito tributpario agrário. Já deu uma olhada nisso?

4 curtidas

Excelente estratégia, Dr Gabriel.
Minha dificuldade é encontrar escritório que aceite mesmo sem experiência :frowning:

3 curtidas

É verdade!
O Tributário no Agro é uma excelente oportunidade!
Siga a prof.ª @liliane.agro.

3 curtidas

Olá Prezados!
Fiz especialização em tributário, também fiz algumas atualizações em Grandes Teses de Tributário e Simples Nacional, no fim acabei atuando mais com causas de Execução Fiscal no âmbito do concurso em que havia passado, além de causas de conhecidos mais próximos. Somente agora que estou enveredando de cabeça na prática tributária na advocacia privada. A verdade é que estou tendo muita dificuldade em prospectar clientes, posto que ainda não me inseri na realidade digital (com o concurso passei um tempo só na advocacia pública).
Atualmente estou me organizando para se inserir na área através do mercado digital.

3 curtidas