Aluguel vai pesar no bolso: novo imposto atinge proprietários e inquilinos; entenda o impacto da Reforma Tributária

Aluguel vai pesar no bolso: novo imposto atinge proprietários e inquilinos; entenda o impacto da Reforma Tributária

Por Silvana de Oliveira ( https://www.linkedin.com/in/silvanadeoliveiraoficial ) – Perita Judicial, Grafotécnica, Especialista em Provas Digitais e Investigação Forense

A partir de 2026, quem tiver mais de três imóveis ou renda anual acima de R$ 240 mil pagará IBS e CBS, e os custos devem ser repassados nos aluguéis.

A recente Reforma Tributária, regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, inaugura uma nova fase no sistema fiscal brasileiro. Entre as mudanças de maior repercussão está a tributação sobre o mercado de locação de imóveis, que passará a ter novas obrigações a partir de 2026.

Atualmente, os rendimentos de aluguel são tributados exclusivamente pelo Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Com a nova lei, proprietários que:

possuírem mais de três imóveis alugados, ou auferirem receita bruta anual superior a R$ 240.000,00 passarão a recolher também o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Essa medida representa a entrada do setor de locação no modelo de IVA dual, que unifica tributos como ISS, PIS e Cofins, visando maior simplificação e uniformidade do sistema tributário nacional.

Adicionar um comentário a este artigo: Aluguel vai pesar no bolso: novo imposto atinge proprietários e inquilinos; entenda o impacto da Reforma Tributária – JUST ARBITRATION

2 curtidas