Novo Post: Reforma Tributária e Imóveis: O que muda agora?

:loudspeaker: Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:
 
Título: Novo Post
Categoria: Direito Imobiliário
 
****Reforma Tributária e Imóveis: O que muda agora? ****

Com a Lei Complementar nº 214/2025, o setor de imóveis está em transição, mas como ela impacta o mercado imobiliário? :house_with_garden:

:magnifying_glass_tilted_left: O que muda?

Novos tributos: os antigos PIS, COFINS, ICMS e ISS darão lugar a Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que incidirão também sobre operações imobiliárias.

Regime específico para o setor: compra e venda de imóveis, construção, incorporação, locação e administração imobiliária terão regras próprias.

Prazo de implementação: a transição começa em 2026 e a vigência plena está prevista até 2033, então vale planejar agora.

Deve se observar que, mesmo com regimes especiais ou redutores, há o risco de aumento da carga tributária para determinados imóveis ou operações.

Para quem administra imóveis ou investe no ramo, é hora de avaliar contratos, modelos de negócio e regime tributário antes de firmar novos compromissos.

A escolha de regime, os redutores, os prazos e a forma de tributação podem influenciar custos, rentabilidade e até mesmo valor final para o comprador ou locatário.

:warning: Fique atento:
Seu imóvel pode ser afetado! A estrutura jurídica que você possui hoje pode precisar de ajustes. E é justamente neste momento que a atuação especializada faz a diferença.

:envelope_with_arrow: Entenda se e como essa reforma impacta os seus negócios imobiliários, agende uma consultoria especializada.
 
O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!
 
Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.
 
Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!

2 curtidas