AJUDA - Usucapião extrajudicial - ação publica MPT - Loteamento Irregular

Prezados colegas, bom dia.

Sou advogada iniciante na área do direito imobiliário e me deparei com um caso um tanto quanto delicado… vou mandar um texto para explicar a situação, caso os Doutores possam me dar um help seria muitissimo grata.

O meu cliente comprou um terreno em Mairiporã – SP (área de 1400 metros quadrados) em meados de 2020, através de contrato de compra e venda protocolado em cartório, desde então vem arcando regularmente com o pagamento dos IPTUs.

O terreno em questão decorre de uma área total (cujo número da matrícula é única, no entanto, a inscrição imobiliária é desmembrada, o IPTU pago é somente do lote unitário), está localizado em área urbana, não está situado em área de APP, o lote ainda não foi edificado, contando apenas com muro na frente e laterais.

O lote em questão possui todo o histórico de aquisição, desde a venda do proprietário originário (aquele que ainda consta legalmente como proprietário na matrícula) da área total (área de aproximadamente 596 mil metros quadrados) até a venda para o meu cliente. O proprietário vendeu para A, que vendeu para B, que vendeu para C (todos por escritura pública de compra e venda) até chegar ao meu cliente.

Os IPTUs estão sendo pagos a no mínimo 30 anos sem qualquer objeção da prefeitura ou de terceiros, inclusive a prefeitura liberou ao meu cliente licença para movimentação de terras.

Ocorre que, o cliente este mês, ao pedir na prefeitura a ligação de sua energia, foi surpreendido com um processo do MPT protocolado em face do Município de Mairiporã e do proprietário original da área total (ação civil pública) cuja causa de pedir é: (instaurar a Reurb, com a sua modalidade adequada, para a regularização do Loteamento; indenização por eventuais danos ambientais entre outros.)