Acusação crime de racismo - vara da infancia e juventude

Prezados colegas, 2 menores de 13 anos estão sendo acusados pelo crime de racismo, suposta ação teria acontecido na escola. Audiência preliminar ocorrida em 26/08/2025 onde MP concede a remissão com prestação de serviço comunitário de 2 meses. Menores acusados possuem declarações da escola, conselho tutelar de que nada consta em suas condutas e também um audio gravado por um dos réus onde o autor alega que ele não praticou tal ato, ou seja o audio inocenta um dos acusados. Em audiência preliminar, juiz intimidou os menores, propôs prisão de 5 dias para “acabar com isso aqui agora”, depois majorou para 4 meses os serviços comunitário, não deixou a defesa apresentar provas ou falar qualquer coisa. Os pais dos menores não aceitou a remissão, claro! Encerrou a audiência em 5 minutos, deu bronca nos pais para que conversassem mais com seus filhos e se diz “muito preocupado com a situação”. MP e defensoria pública também estavam presentes porém on-line e se quer tiveram também direito de fala.

Colegas, um destes acusados é meu filho e não atuo na área penal, fiquei em choque e paralisada com tamanha ignorância e falta de humanidade com os menores ali sentados acuados ouvindo acusações sem se quer poder falar nada.

Posso pedir cópia da gravação da audiência e representar este juiz ? Acham que fazendo isso ele pode me prejudicar na audiência de instrução?

Peço ajuda de como agir neste caso pois estou indignada até agora.

3 curtidas

Boa tarde.

Meu nome é Paulo César, gostaria de acompanhar esta demanda, mas é preciso esclarecer alguns tópicos - vara da infância de qual cidade, estado…

é preciso ter noção ao teor da acusação e com base nas informações, analisar o caminho a percorrer em questão a suposta pratica de ato infracional.

Juiz em primeiro momento colhe dos envolvidos informações e na audiência toma possíveis providência, se a atitude do magistrado estiver fora das diretrizes da lei, sim cabe tomar providências necessárias, racismo é algo perigoso, assim é preciso analisar com calma as provas e acusações. contato: 11.993.778.706 WhatSapp.

Juntos somos mais fortes…

4 curtidas

Olá Doutora, normalmente a gravação da audiência fica disponível no processo digital, mas pelo relato da doutora eu não notei qualquer abuso ou ilegalidade do juiz.

Os juízes da vara da infância e juventude criminal costumam ser duros com os réus e com os seus responsáveis, e a audiência preliminar não é o momento para apresentar provas.

A doutora informou que um dos réus é seu filho, o que fica tudo mais difícil. Eu também tenho filhos e, se tivesse na sua situação, substabeleceria para algum colega.

2 curtidas

Boa tarde Doutor, concordo com sua fala, quando se trata de filho acaba misturando o sentimento de mãe com a profissional. Vou pensar em algum colega na minha cidade que possa pelo menos me acompanhar para que em caso da perda da minha sanidade diante deste juiz, ele possa me ajudar! Obrigada por compartilhar!

3 curtidas

Doutor, este caso esta na 2a vara criminal da infância e juventude de Poços de Caldas/MG, posso lhe enviar depois a copia dos autos pelo whatsapp, estou no aguardo da gravação da audiência pois na ata o juiz não menciona absolutamente nada do que aconteceu em audiência. Realmente o caso é sério, mas as provas que temos tenho certeza que conseguiremos ter sucesso na defesa, se o juiz não resolver dar outro “show”. Gratidão pela atenção Dr!

3 curtidas

Doutora, uma sugestão, grave a doutora (ou seu colega substabelecido) a audiência. Eu costumo fazer assim: assim que sento, coloco o celular na mesa, inicio a gravação, aviso o juiz que iniciei a gravação e deixo gravando até o final. A maioria dos juízes não gostam e até brigam, mas se o juiz é um magistrado conhecido que abusa de seu poder, não vejo alternativa.

1 curtida

Boa noite.

Espero que a colega esteja bem…

Se conseguir enviar dados do processo, agradeço e quero acompanhar para ter noção do que consta no todo. Estou confiante que conseguirá reverter a situação. Boa sorte.

Paulo César

2 curtidas

Entendo perfeitamente sua indignação; a situação descrita realmente levanta sérios questionamentos sobre a legalidade e a proporcionalidade dos atos do juiz. Vou explicar de forma clara e organizada como você pode agir e quais são os riscos e limites.

-–

Direito de acessar a gravação da audiência

Sim, você tem direito a solicitar cópia da gravação da audiência. No âmbito da Vara da Infância e Juventude, o procedimento é formalizado, geralmente:

Pedido ao cartório da Vara solicitando a gravação ou termo integral da audiência.

Fundamento: Lei nº 8.069/1990 (ECA), Art. 225, que garante o direito à ampla defesa e ao contraditório, inclusive para a defesa de menores.

A cópia pode ser solicitada por advogado constituído ou defensor público, o que é importante para formalizar o pedido corretamente

Representação contra o juiz

É possível registrar uma representação administrativa contra o magistrado, especialmente se houver abuso de autoridade ou violação de direitos fundamentais.

Procedimento:

Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado (geralmente por meio do protocolo da Corregedoria).

Documentos e fatos detalhados (gravação da audiência, relatos dos pais, advogados, etc.).

Observação: a representação não impede ou atrasa o processo do seu filho, mas deve ser feita de forma formal e objetiva, sem ataques pessoais, apenas apontando violações processuais e de direitos do menor.

Garantias processuais e defesa do menor

Audiência prévia e remissão: segundo o ECA e o CPP aplicado a menores (Art. 112 e seguintes do ECA), a remissão deve ser voluntária e com participação da defesa. O juiz não pode impor medidas sem ouvir os pais ou os advogados.

Direito de falar e apresentar provas: os menores têm direito à defesa ampla, inclusive de produzir provas e esclarecer fatos. O áudio mencionado é prova favorável que deve ser considerada.

Se houve cerceamento de defesa ou abuso, é possível impugnar atos da audiência e até questionar a legalidade da remissão imposta.

Estratégia prática imediata

1. Solicitar imediatamente a gravação da audiência por meio da defensoria pública ou advogado.

2. Registrar ocorrência na Corregedoria do TJ relatando os abusos do juiz.

3. Preparar defesa sólida:

Apresentar declarações escolares, do conselho tutelar, e o áudio que inocenta o menor.

Solicitar audiência de instrução justa, com direito de fala e apresentação de provas.

4. Não se preocupe em ser prejudicada na audiência de instrução: o juiz não pode retaliar formalmente por representação à Corregedoria, pois isso seria abuso de autoridade.

Você pode e deve solicitar a gravação e registrar a representação, mas de forma formal e fundamentada.

É essencial ter defesa técnica do menor, reunindo provas de inocência.

A Corregedoria atua para corrigir abusos, sem interferir no direito de defesa da criança.

Sendo, seu filho ou não você está representando os direitos legais do réu, não deixem que digam que é pelo sentimento ou coração de mão, você não está julgando, você esta defendendo o seu cliente independente de quem seja.

Boa sorte!

2 curtidas