Prezados colegas, busco indicação de bons cursos ou treinamentos voltados para estratégias de prospecção e aprimoramento no atendimento jurídico, a fim de capacitar minha equipe e melhorar a captação de clientes e oferecer um atendimento mais eficaz e personalizado.
Opa, venho aproveitar o gancho também!
Cursos na ESA Nacional e na ESA PR são bem legais. Tem até conteúdo gratuito.
Éos Inovação na advocacia tem muitas orientações bacanas, vi cursos dele na ESA (presencial e on-line). Eles tambe´m fazem consultoria personalizada para seu escritório.
Fernanda Ferreira (@gestaoparaadvogadas) é a mentoria que foi divisora de águas na minha carreira, pois até engatei a maternidade com a advocacia de forma mais organizada e tranquila. E não tem como atender um cliente bem se você está com a cabeça a mil, perdida no que vai fazer.
Lara Selem é a musa primeira sobre gestão jurídica, então vale muito a pena os livros e vídeos dela (https://selembertozzi.com.br/)
A Camila Berni traz o conceito de encatamento da Disney para o atendimento do escritório de advocacia. Veja o vídeo dela: https://www.youtube.com/watch?v=5pa869KZaOY
A Samantha Albini também tem orientações preciosas para a gestão do seu escritório, que vale a pena procurar na internet.
Eu tenho o sistema Legal One, da Thomson Reuters, onde tem os treinamentos e workshops com orientações e estratégias para seu escritório e um uso mais qualificado do sistema. Se você usa algum sistema de gerenciamento de processo, vale a pena buscar nele orientações e sugestões.
Por fim, que é coisa que eu estou mais atenta hoje: o que me encanta no atendimento de outras pessoas/empresas (oficina mecânica, consultório médico, salão de beleza, etc), que eu posso colocar no meu escritório?
Um problema que eu tinha muito era que o cliente gostou da minha proposta, mas não poderia pagar os honorários que repassei. Aí corri atrás e como já tinha a conta bancária do escritório que é PJ, contratei um sistema que me permite gerar boletos bancários, além de comprar máquina de cartão de crédito e fiz pix. Atendo clientes até de fora do Brasil e facilitei as formas de pagamento, sem prejudicar meu caixa (especialmente para os serviços de processos judiciais, onde dar desconto é praticamente pagar para trabalhar). Hoje, ou o cliente fecha o serviço e os honorários saem na forma que fica mais fácil dele pagar, ou recebo minha consulta e ele vai em outro advogado que ele quer que faça mais barato.
Além disso, depois da mentoria, eu fatiei a primeira consulta em 4 etapas: Agendamento - cliente sabe que tem horário marcado e estou à disposição dele exclusivamente, sem interrupções. Pode ser reunião presencial ou on-line. Na reunião/consulta, faço várias perguntas e anotações. Ao final, esclareço que enviarei a ele, por escrito, uma lista inicial de documentos para analisar o caso. Se ele trouxe documentos, mandarei questionamentos complementares e solicitação de outros documentos. Faço por escrito, resumindo no início o assunto da consulta. Já agendo um retorno ao cliente em at´e 03 dias (prazo interno meu). Agendamento do retorno: depois de analisada a questão, elaborada estratégia, apresento tudo ao cliente, muitas vezes, com uma versão escrita. Se ele aceita, elaboro o contrato de honorários para a colheita da assinatura e inicio o trabalho. Tenho prazos internos para isso ocorrer, por exemplo: do 1º contato até o agendamento da 1ª reunião, em até 48h. A 1ª reunião deve ser realizada em até 1 semana do 1º contato. A análise dos documentos deve ocorrer dentro de 3 dias, mas para o cliente eu falo em prazo máximo de 5 dias. Esses prazos eu considero dentro da minha realidade, porém eu sempre organizo o meu dia em blocos de tempo e sempre tem, no mínimo 2 horas do dia para atendimento ao cliente. Se não tenho atendimento, é o momento de retornar aos clientes, seja informando sobre o processso, seja solicitando documentos, seja enviando uma atualização jurídica que é do interesse dele. Tem dias que, por causa de problemas de saúde do meu filho, isso não ocorre (antes que alguém queira se punir e se achar mal por não estar 100% produtivo). Estou lapidando outros roteiros, por isso não tenho maiores informações para partilhar. E vocês, como organizam as rotinas de vocês e quanto tempo dedicam para atendimento a clientes?
@morenagabriela Perfeita sua contribuição, são colegas assim que agregam e tornam a advocacia um ambiente profissional e de troca de experiências. Muito do que foi passado aqui testaremos no escritório e em algum tempo retomamos essa conversa com um feedback.
Muito obrigado.