Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:
Título: Fui abordado e o policial encontrou drogas no carro: posso ser preso mesmo sem saber da existência?
Categoria: Direito Penal
Situações envolvendo abordagem policial e apreensão de drogas dentro de um veículo geram grande preocupação, especialmente quando o condutor afirma não ter conhecimento da existência da substância. Esse cenário é mais comum do que se imagina e levanta uma questão central: é possível ser preso mesmo alegando desconhecimento das drogas?
A legislação penal brasileira, especialmente o artigo 33 da Lei de Drogas, exige que exista vínculo entre o agente e o material ilícito apreendido. Isso significa que, para haver responsabilização criminal, deve ser demonstrado que a pessoa tinha posse, guarda, controle ou participação consciente sobre a droga encontrada.
Apesar disso, durante a abordagem, a polícia pode realizar a prisão em flagrante sempre que houver droga no interior do veículo, ainda que o condutor negue saber de sua presença. Isso ocorre porque, no momento inicial, a autoridade policial trabalha com presunções e precisa registrar a ocorrência conforme o que foi encontrado. No entanto, essa prisão não significa automaticamente condenação.
A investigação e o processo criminal é que irão analisar se realmente existiam elementos que comprovem que o condutor sabia ou consentia com a presença da droga. Em muitos casos, a defesa consegue demonstrar que o veículo é compartilhado com terceiros, que alguém teve acesso ao carro antes da abordagem, que o local onde a droga estava escondida não era de fácil visualização, ou até mesmo que o próprio suspeito apresentou comportamento incompatível com alguém que sabia da existência do ilícito.
É fundamental destacar que, de acordo com a jurisprudência dos tribunais, a mera presença da droga dentro do carro não basta para condenar o motorista. É necessário comprovar dolo, ou seja, que ele sabia e aceitou transportar a substância. Sem essa prova, a tendência é que o acusado seja absolvido.
Nesses casos, a atuação de um advogado criminalista é essencial. O profissional irá verificar a legalidade da abordagem, questionar eventuais abusos, avaliar se havia “fundada suspeita” para a revista do veículo, acompanhar o auto de prisão em flagrante e desenvolver a estratégia de defesa necessária para demonstrar a ausência de dolo.
Rodrigo Santos
oab/sp n. 527.819
O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!
Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.
Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!