Caros colegas advogados(as),
Estou iniciando minha jornada na advocacia e me deparei com um caso que, logo de cara, me trouxe um dilema importante sobre como proceder na esfera cível sem riscos de ilegitimidade passiva, e gostaria muito da experiência da comunidade.
Meu cliente foi recentemente alvo de uma gravíssima e infundada acusação criminal (arquivada por ausência de materialidade), que teve sua origem no ambiente de uma instituição de ensino. Nos autos do inquérito, sugere-se que a informação inicial partiu de uma menor informante, colega da suposta “vítima”.
A questão crucial agora é: o que fazer para identificar, com segurança, o verdadeiro responsável pela propagação dessa mentira que gerou tanto dano moral? Não queremos “atirar no escuro” e ajuizar uma ação indenizatória contra a parte errada.
O dilema é que a responsabilidade pode recair sobre:
-
A menor e seus pais (se ela, de fato, inventou e espalhou a calúnia).
-
A própria instituição de ensino e seus funcionários (se eles, por negligência ou indução, foram os verdadeiros propagadores ou amplificadores da falsa denúncia).
Considerando a sensibilidade e a complexidade de um caso como esse, onde há uma criança envolvida e a honra de um inocente precisa ser restaurada:
* Que caminhos processuais vocês considerariam para descobrir a verdade e definir o polo passivo correto, evitando riscos na ação principal?
* A Produção Antecipada de Provas (Art. 381, III, CPC) seria uma ferramenta adequada aqui? Em caso positivo, como vocês a estruturariam, especialmente considerando a possível oitiva de uma criança (via Depoimento Especial) e a inclusão de múltiplos potenciais responsáveis?
* Quais os maiores desafios e as melhores práticas para navegar em um cenário como este?
Agradeço imensamente qualquer experiência, insight ou sugestão que possa nos auxiliar a tomar a melhor decisão estratégica para o cliente.