Dúvidas Superendividamento

Drs., sou nova na plataforma e vou começar a atuar com ações de superendividamento.

Minhas dúvidas são as seguintes:

• É necessário, antes de ajuizar a ação, enviar a notificação extrajudicial para o Banco para tentar acordo? Ou posso ajuizar direto a ação de repactuação de dívidas?
  • Qual valor de honorários que os doutores estão cobrando?
  • No meu estado - SP - as ações de superendividamento estão, em sua maioria, sendo julgadas improcedentes e apelações não providas. Há algum tópico extremamente necessário que deve ser utilizado? No estados de vocês, como está essa questão?

Desde já agradeço.

4 curtidas

Tenho as mesmas dúvidas da Dra., estou perdendo clientes sem saber dar a orientação correta.

2 curtidas

Oi, Dra.

Fiz um peticionamento de superendividamento recentemente.

Não fiz notificação extrajudicial para tentar acordo, meu cliente apenas foi no banco e tentou negociar e saiu com uma folhinha com todas as dívidas e o número dos contratos que as originaram.

Segundo, veja a fundamentação dessas improcedências, pois muitas vezes entram de forma descabida e não juntam um parecer comprovando o superendividamento.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

4 curtidas

Olá, fiz uma ação de superendividamente oe que fiz foi fazer uma composição analítica de todos os débitos a partir dos boletos e faturas, depois fazer uma proposta de parcelamento em até 60x, dentro de um limite de capacidade de pagamento mensal do cliente.

3 curtidas

Obrigada! Vou verificar a fundamentação.

1 curtida

Olá, Dra.! Ações de superendividamento precisam ser devida e cabalmente comprovadas pelo consumidor, na hipótese.

A ideia é de que tal tutela jurisdicional seja devidamente vinculada a um estado de solvência da parte, e não necessariamente a dívida objeto de questionamento. Mas um conjunto de passivo que pela simples existência coloca em risco a saúde e/ou subsistência da parte consumidora. Hipótese de exclusão social.