Por que 70% das execuções trabalhistas ficam paradas? O que você pode fazer agora para destravar seus processos
Você sabia que a maioria das execuções trabalhistas permanece estagnada por anos, mesmo após decisão judicial favorável?
O que vejo, na prática, é que o problema raramente está na ausência de bens — mas sim na forma como a busca patrimonial é conduzida. Escritórios com centenas de processos acumulam sentenças que “dormem” nos autos por anos, à espera de uma penhora que nunca chega.
E se eu te dissesse que, na maioria dos casos, é possível avançar?
Onde exatamente os processos travam
O modelo tradicional de execução está esgotado. Muitos escritórios se limitam a pedidos genéricos no SISBAJUD, que se repetem por anos sem nenhum resultado.
Isso acontece por três motivos principais:
-
Falta de estratégia na análise processual – não basta pedir penhora, é preciso entender o histórico do devedor.
-
Subutilização dos sistemas – SISBAJUD, RENAJUD, INFOJUD e Serasajud são apenas o começo. Muitos profissionais não conhecem outras fontes de informação.
-
Desorganização interna – sem triagem dos processos, casos com potencial de recuperação se perdem no volume.
O que pode ser feito agora
Se você tem processos com cumprimento de sentença parados há mais de 3 anos, há boas chances de haver caminhos não explorados. Aqui estão alguns pontos de partida:
-
Releia os autos com foco no histórico do devedor (mudanças de endereço, sócios, movimentações bancárias anteriores).
-
Realize buscas cruzadas usando CPF/CNPJ em diferentes bases públicas e privadas.
-
Avalie o uso de inteligência patrimonial estratégica — combinando sistemas, geolocalização e redes de relacionamento do devedor.
Esse olhar técnico e aprofundado, muitas vezes, muda completamente a rota de uma execução.
Olhe com atenção para sua própria base de processos
Minha sugestão é simples: escolha os 10 processos mais antigos do seu escritório e analise com atenção. A maioria deles ainda está com potencial de recuperação, desde que receba um tratamento mais especializado.
Essa triagem pode representar um ganho real — financeiro e reputacional — para o seu escritório e, principalmente, para os seus clientes.
Para fechar
Com mais de 20 anos de advocacia trabalhista, venho atuando diretamente na recuperação de créditos por meio de estratégias avançadas de execução. Se você tem execuções travadas no seu escritório e quer conversar sobre soluções viáveis, estou à disposição para trocar ideias e colaborar.
Conheça meu trabalho através do meu instagram: @miriamsouza_adv ou do meu site: https://souzaenetoadv.com.br/