Fraudes no INSS poderiam ser evitadas com blockchain, diz especialista
Por Silvana de Oliveira ( https://www.linkedin.com/in/silvanadeoliveiraoficial ) – Perita Judicial, Grafotécnica, Especialista em Provas Digitais e Investigação Forense
Blockchain poderia evitar fraudes no INSS, aponta especialista
Tecnologia traria mais segurança e rastreabilidade às informações, mas sistemas da Previdência ainda operam com bases fragmentadas e infraestrutura obsoleta.
Em meio a sucessivas denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialistas em tecnologia apontam que a adoção do blockchain poderia representar um avanço decisivo na prevenção de irregularidades como descontos indevidos e acessos não autorizados a benefícios previdenciários.
Para Caroline Nunes, fundadora da InspireIP ( https://inspireip.io ) , plataforma que registra propriedade intelectual em blockchain, a principal fragilidade dos sistemas atuais está na fragmentação das bases de dados. “Os sistemas do INSS são entrelaçados por APIs ou outros tipos de chamadas. Estamos lidando com a transmissão de informações entre sistemas e entre órgãos”, explica.
Adicionar um comentário a este artigo: Fraudes no INSS poderiam ser evitadas com blockchain, diz especialista – JUST ARBITRATION