Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:
Título: Banco pode tomar minha propriedade rural? Descubra como proteger seu bem!
Categoria: Geral
Banco pode tomar minha propriedade rural? Descubra como proteger seu bem!
Você sabia que, em muitas situações, a sua propriedade rural pode ser protegida por lei contra a penhora, mesmo com dívidas no banco? Saiba tudo sobre esse direito fundamental do produtor rural.
O risco da penhora: quando a propriedade pode ser tomada?
A preocupação com a penhora da propriedade rural é real, mas, felizmente, a legislação brasileira oferece garantias legais para proteger a sua terra, principalmente se ela for considerada pequena e trabalhada pela família.
Mas afinal, o que é uma “pequena propriedade rural”?** Para ser considerada pequena, a propriedade precisa ter no máximo 4 módulos fiscais**, e essa medida pode variar de acordo com o município. Para saber exatamente o tamanho de sua propriedade, consulte a Lei 8.629/1993 ou procure um advogado especializado em crédito rural.
O que a lei diz sobre a proteção da pequena propriedade
A Lei da Reforma Agrária (Lei 8.629/1993) e a Constituição Federal de 1988 asseguram que uma propriedade rural, trabalhada pela família, não pode ser penhorada, mesmo que tenha sido dada como garantia para um financiamento rural.
Art. 5º, XXVI da Constituição Federal:**"A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva."**
Código de Processo Civil (Art. 833, VIII) também reforça esse ponto:
“São impenhoráveis a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família.”
A proteção mesmo com garantia no banco
Se você já deu sua propriedade como garantia no banco, fique tranquilo: o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a pequena propriedade rural não pode ser penhorada, mesmo em caso de inadimplência no crédito rural, desde que seja trabalhada pela família.
Veja o que diz o Informativo 574 do STJ:**"A pequena propriedade rural, trabalhada pela família, é impenhorável, ainda que dada pelos proprietários em garantia hipotecária para financiamento da atividade produtiva."**
Renda direta e indireta da propriedade
A lei prevê que a propriedade seja trabalhada pela família, o que implica tanto a renda direta (quando os membros da família trabalham diretamente na propriedade) quanto a renda indireta (quando a atividade rural gera receita para a família, mesmo que por meio de terceiros). Ambos os casos garantem a proteção da propriedade.
Mas e se eu já dei a propriedade como garantia?
Mesmo que a propriedade tenha sido dada como garantia hipotecária, a impenhorabilidade ainda se aplica. O STJ já pacificou essa questão, garantindo o direito do produtor de preservar sua propriedade rural.
Dúvidas sobre o que fazer? Fale com um advogado especializado em crédito rural!
O produtor rural deve sempre buscar orientação jurídica especializada para entender plenamente os direitos sobre sua propriedade e garantir que está tomando as medidas corretas.
Quer saber mais sobre os seus direitos e como proteger sua terra? Entre em contato conosco e receba uma orientação jurídica específica para o seu caso!
CTA: Solicite agora uma consulta jurídica e proteja sua propriedade rural!
O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!
Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.
Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!