Olá colegas
Apenas a título de curiosidade, vocês criaram CNPJ individual (para os que não necessitam dele em regime de sócios)?
Ainda esse ano criarem meu CNPJ para alguns contratos que necessitam de pessoa jurídica.
Olá colegas
Apenas a título de curiosidade, vocês criaram CNPJ individual (para os que não necessitam dele em regime de sócios)?
Ainda esse ano criarem meu CNPJ para alguns contratos que necessitam de pessoa jurídica.
Permaneço só com o CPF, mas estou pensando em abrir um CNPJ para trabalhar para empresas.
E tenho CNP, desde 2019, mas como tenho pouca demanda, estou pensando em cancelar, só me gera despesas e transtorno.
Oi, Edivan! Boa tarde ![]()
A decisão de abrir ou não um CNPJ depende muito do seu faturamento mensal e dos seus objetivos profissionais.
Hoje você atua como advogado autônomo? E essa é a sua renda principal?
Pergunto porque isso influencia diretamente na tributação.
Atuando como pessoa física, os rendimentos entram no IRPF, com incidência conforme a tabela progressiva, podendo chegar à alíquota máxima de 27,5%, a depender do valor mensal apurado.
Já com a constituição de uma Sociedade Individual de Advocacia (CNPJ), a tributação costuma ser mais vantajosa: em média, algo entre 8% e 11% sobre o faturamento, além das taxas obrigatórias, dependendo do regime adotado.
Outro ponto importante: com CNPJ e escritório estruturado, você consegue deduzir diversas despesas operacionais (aluguel, contador, internet, etc.) diretamente na pessoa jurídica, em vez de concentrar tudo no CPF, o que, na prática, costuma gerar economia e melhor organização financeira.
Então, no fim das contas, a abertura do CNPJ vale a pena ou não conforme o quanto você fatura hoje, a previsão de crescimento e a forma como pretende estruturar sua atuação.
Espero ter ajudado a clarear um pouco o cenário.
Abraço!
No meu caso vou abrir um porque preciso para contratos com entes públicos.