Fui Demitido: Quais São os Meus Direitos?

:loudspeaker: Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:

Título: Fui Demitido: Quais São os Meus Direitos?

Fui Demitido: Quais São os Meus Direitos?

Receber a notícia de uma demissão pode gerar insegurança e diversas dúvidas sobre os direitos garantidos pela legislação trabalhista. Nesses momentos, é fundamental compreender quais verbas devem ser pagas pelo empregador e quais medidas podem ser adotadas caso exista alguma irregularidade.

**

O que o trabalhador deve receber em caso de demissão sem justa causa?**

Quando a dispensa ocorre sem justa causa, o empregado pode ter direito a:

**

:check_mark: Saldo de salário;

:check_mark: Aviso-prévio trabalhado ou indenizado;

:check_mark: Férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3;

:check_mark: 13º salário proporcional;

:check_mark: Saque do FGTS;

:check_mark: Multa de 40% sobre o saldo do FGTS;

:check_mark: Seguro-desemprego, desde que preenchidos os requisitos legais.

Cada situação deve ser analisada individualmente, pois fatores como tempo de serviço, categoria profissional e acordos coletivos podem influenciar os valores devidos.

Fui demitido e acredito que meus direitos não foram pagos. O que fazer?**

É comum que trabalhadores tenham dúvidas sobre o cálculo das verbas rescisórias ou identifiquem inconsistências nos valores recebidos.

Alguns sinais de alerta incluem:

**

• Horas extras não pagas;
  • Ausência de depósitos de FGTS;
  • Descontos indevidos;
  • Verbas rescisórias pagas em valor inferior ao devido;
  • Demissão durante período de estabilidade.

Nessas situações, a orientação jurídica especializada é essencial para verificar se houve alguma irregularidade e quais medidas podem ser adotadas para garantir o recebimento dos direitos.

Qual o prazo para buscar seus direitos?**

Em regra, o trabalhador possui até dois anos após o término do contrato de trabalho para ingressar com uma reclamação trabalhista, podendo pleitear direitos referentes aos últimos cinco anos de vínculo empregatício.

Por isso, é importante não deixar a análise do caso para depois.

**

Precisa de orientação jurídica?**

Cada contrato de trabalho possui características próprias, e uma análise individualizada é indispensável para identificar todos os direitos envolvidos.

Se você foi demitido e deseja entender sua situação, entre em contato para receber orientação jurídica personalizada e esclarecer suas dúvidas com segurança e transparência.

O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!

Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.

Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!