Boa noite colegas,
Sou advogada iniciante, gostaria de saber pra quem trabalha prospectando clientes no virtual como vocês fazem quando um causa é de um lugar muito longe e precisa fazer audiencia por exemplo? Vocês mandam preposto?
Obrigada desde já
Olá, @biancacouver ! Sua dúvida é pertinente e obrigado por compartilhar aqui, com a comunidade!
Vamos lá!
Na sua pergunta, não sei se caso concreto ou mero exemplo, o mais difícil foi superado: conquistar um cliente e ganhar a confiança dele, para fechar contigo um contrato de serviços advocatícios a alguém distante dele. Dito isso, é de menos a questão “do como fazer” para o caso de haver uma audiência (que não seja virtual, pois daí a barreira da distância já é superada).
Em se tratando de audiência presencial, é essencial já comunicar de antemão, e deixar isso expresso em contrato e na procuração, da possibilidade de você substabelecer um (a) colega para comparecer à audiência. No caso, a remuneração do trabalho desse (a) profissional poderá ser suportado por você (em verdade, contando com essa possibilidade já é de bom tom embutir esse possível gasto nos honorários), ou cobrar do cliente (desde que ele saiba que haverá despesas fora dos honorários, como estada, contrato de terceiro, diligências diversas etc.).
Complementando @biancacouver : em caso de audiência virtual e se tratar de cliente avesso à tecnologia, é recomendável instruir que ele esteja acompanhado “em off” de alguém que sirva como suporte (um filho, irmão, vizinho…), com a ressalva de que em certos processos, terceiros não são permitidos estarem no mesmo ambiente. Por isso disse em “off”.
Ou, fora isso, também possa ser que haja a necessidade de um colega profissional só para estar ao lado do assistido, acompanhando-o na audiência virtual.
Dr., é muito pertinente essa dívida mesmo. Tenho receio em fechar contratos em outros estados onde não conheço ninguém, por ter que confiar em alguém responsável.