Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:
Título: Direito Previdenciário não é novela das 9: não dá para deixar para o último capítulo.
Categoria: Direito Previdenciário
Se você já assistiu uma novela das 9 da TV Globo, sabe como funciona: O personagem passa a novela inteira sofrendo injustiças. Confia nas pessoas erradas. Deixa documentos sumirem. Toma decisões no impulso e só no último capítulo tudo se resolve.
Mas no INSS… não existe último capítulo milagroso. Na vida real, deixar para resolver depois pode significar:
- perder qualidade de segurado, não cumprir carência, pedir o benefício errado ou menos vantajoso, receber menos do que teria direito ou até ter o pedido negado por falta de documento..
E, infelizmente, diferente da novela, nem sempre há tempo para consertar o roteiro.
1. Previdência é planejamento**, não improviso.
Muita gente só procura orientação quando o benefício foi negado, o valor veio muito baixo, o INSS cortou ou o processo está parado há meses. Mas, quando o assunto é direito previdenciário, o ideal é agir antes.
**
2. Cada benefício tem regras próprias, não escolha ao acaso**.
O planejamento e a orientação antes de pedir o benefício considera as regras que cada um tem, porque um documento a mais ou um dia a menos podem mudar tudo.**
3. As vezes você até tem direito, mas pede da forma errada**.
E isso pode custar tempo, dinheiro e tranquilidade. Direito Previdenciário não é drama, é técnica; Não é sorte, é estratégia; não é novela, é planejamento.
**
Se você está pensando em pedir um benefício, a pergunta não é apenas se “eu tenho direito?”
É: Estou fazendo isso da maneira mais vantajosa e segura possível?
**Na vida real, o resultado depende das escolhas feitas no começo da história. ****
Juliana Damasceno da Cruz Vieira
OAB/AM 21.191
O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!
Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.
Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!