Novo artigo publicado!
Acabei de publicar um novo artigo que pode te interessar:
Título: Novo Post
Categoria: Direito Imobiliário
Cooperativas Habitacionais: O Que São, Como Funcionam e Quais os Riscos?
O que é uma cooperativa habitacional?
Cooperativa habitacional é uma associação de pessoas que se unem para construir suas moradias em conjunto, dividindo custos e responsabilidades. Diferente de uma construtora tradicional, quem participa é chamado de “cooperado” e tem papel ativo na gestão do projeto.
**
Como funciona na prática?**
- Os cooperados contribuem financeiramente para um fundo comum.
- Esse fundo é usado para aquisição do terreno, construção e demais despesas.
- A gestão é feita pela própria cooperativa, com decisões tomadas em assembleias.
**
Quais os principais riscos?**
- Atrasos na obra:***** *****Como depende da arrecadação dos cooperados, a obra pode atrasar se houver inadimplência.
- Falta de transparência:***** *****Se a gestão não prestar contas corretamente, podem ocorrer desvios ou má administração.
- Descumprimento de etapas:***** *****Quando a cooperativa não cumpre o cronograma, o cooperado pode sair prejudicado
**
Tenho direito à devolução dos valores pagos?**
Se a cooperativa não cumprir o contrato (por exemplo, não entregar as etapas da obra), o cooperado pode buscar a devolução dos valores pagos. Isso deve ser feito preferencialmente por via extrajudicial, mas, se não resolver, é possível acionar judicialmente, pedindo a rescisão do contrato e a restituição dos valores, conforme entendimento consolidado dos tribunais e com base no Código Civil.
**
Dicas para quem pensa em entrar em uma cooperativa:**
- Leia atentamente o estatuto e o contrato.
- Exija prestação de contas periódica.
- Participe das assembleias.
- Guarde comprovantes de todos os pagamentos.
**
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe para que mais pessoas fique sabendo.**
O que você achou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o assunto!
Quer conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse meu site aqui.
Para publicar seus próprios textos e fortalecer sua presença digital, crie seu site de advogados com a JusPage e compartilhe seus conteúdos!